20 de novembro de 2010

Pra quem sabe onde é Luanda

Relembrar em conjunto, esse é o sentido primeiro da palavra comemoração. Ontem, show de Rita Ribeiro. Dançante. Comemoração da Semana da Consciência Negra. Ela, comovida por estar na terra de Zumbi dos Palmares.
Quando aqui ainda era o sul da capitania de Pernambuco, chegaram os primeiros escravos. Essa história triste começou nesta terra, Gil errou quando escreveu que foi na Bahia o primeiro pelourinho. Mas, generosos e inventivos, os escravos que desembarcaram trouxeram grandes maravilhas. Muitos descendentes de Zumbi que resistiram às péssimas condições de vida fizeram deste país um lugar possível e supreendente. De Pernambuco, vem a beleza e o canto de Lia de Itamaracá. De Alagoas, Djavan.
Procuro alguma imagem ou música, para comemorar (n)este dia, e me perco em um labirinto de milreferências, caminhos para percorrer dançando, lendo, ouvindo, rindo, chorando... Escolho dançar. Vá de clique em clique em cima dos nomes: roteiro para festas. Itamar Assumpção, sempre bom de ouvir, de ver. Aqui, Itamar cantando Tim Maia, outro artista genial. Depois, Jorge Benjor com Mano Brown, celebrando um grande jogador africano: Umbabarauma, homem-gol. Daí para LUiZ MELoDIA e Naná Vasconcelos é só mais um passo animado. Jards Macalé, que toca todo dia na vitrola desta casa, também entra na festa. Elza Soares, alegria, alegria! No embalo do samba, Bezerra da Silva, humor & inteligência. E o mais elegante dos cantores brasileiros: Paulinho da Viola. Tem sempre espaço na Van pra Ed Mota. Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, dois grandes que animam qualquer festa. Chico Science, que entendeu bem a Nação Zumbi. Faltaram mais uns zil artistas, mas tenho que acabar a postagem e tomar café. Gilberto Gil e Macaco Bong, "pra afugentar o inferno pra outro lugar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário