15 de junho de 2011

Celebridade

Por que Slavoj Zizek faz tanto sucesso no Brasil? As palestras provocam reações descontroladas, a plateia grita, se exalta. Tudo é tão contrário à ideia de debate de ideias, da busca de compreensão do mundo contemporâneo, complexo, contraditório, movente.
Zizek, dramático, com péssima dicção, cheio de tiques nervosos, sabe como provocar esse frenesi, ele é uma celebridade acadêmica, reconhecida pela classe média universitária em vários lugares do mundo. Suas palestras estão pontuadas de várias afirmações, repetidas à exaustão que têm potencial, pois seguem a sintaxe do discurso de passeata, para se transformar em palavras de ordem. Além disso, os temas são sempre os da moda, agora, a onda ecológica engole tudo, e lixo e luxo se confundem, mesclados aos clichês de sempre. Se o mundo acadêmico tivesse uma revista Caras, ele seria capa várias vezes.Não sei se isso se reflete na venda e leitura dos seus livros. Talvez na venda, que, afinal, é o que importa.
Fico impressionada com a repercussão de sua passagem pelo Brasil. Explica um pouco esse fenômeno o nosso atávico deslumbramento por tudo que é estrangeiro. Ele não fala a nossa língua, o que acentua a aura de que tem algo a nos ensinar, já que as línguas do conhecimento são outras. Vem de um mundo que parece distante, e é autorizado a fornecer modelos de compreensão para o Brasil. Este texto, nos ajuda a entender um pouco melhor esse "radical pop":
http://www.bresserpereira.org.br/Terceiros/2011/11.05.Radical_pop.pdf
Longe de mim alimentar a xenofobia, mas um pouco de atenção ao que é produzido aqui, por intelectuais muito representativos mas menos midiáticos, seria interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário