29 de março de 2010
Povos indígenas
As narrativas indígenas falam do que somos de outros lugares/olhares. Poéticas extraocidentais, como chama Antônio Risério: outras tribos, outros textos. Entre e fique à vontade: http://pib.socioambiental.org/pt/c/quem-somos
27 de março de 2010
Biblioteca virtual

Bom endereço para bons leitores: http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/textos.htm
Ótimos textos em boas traduções. Trabalho cuidadoso de pesquisadores da Federal de Santa Catarina. O melhor modo de agradecer: ler todos.
25 de março de 2010
Fernando Pessoa
Na poesia de língua portuguesa, e não só, Pessoa é um dos casos mais intigantes de criação. Seu processo de produção desconcerta a crítica, desnorteia os mais apegados a definições estanques, estimula leitores e poetas. Lido, relido, reescrito,publicado em vários suportes, cantado, traduzido, transformado em personagem de peças, filmes e romances, Pessoa chega até o século XXI cada vez mais vivo. A revista agulha reuniu na web parte importante (e vasta) de seu acervo. Entre e perca-se (encontre-se) no labirinto Pessoa: aqui
23 de março de 2010
Glauco Mattoso

Artista múltiplo, poeta, letrista, contista, romancista, ensaísta, tradutor..., que experimenta formas de várias tradições, Glauco constroi em seus livros uma Babel, em que lemos vozes dispersas por países próximos e distantes, e a sua voz também multiplicada em movimento de caleidoscópio. Os livros impressos, em variadas formas, estão no site oficial do poeta: clique aqui. Lugar que merece muitas visitas e paradas, lugar de convívio com o melhor da poesia no Brasil de hoje e sempre.
Um poema de Glauco, que amplia, a cada dia, as possibilidades do soneto, da poesia:
CARNE QUITADA" [Glauco Mattoso]
da
vi
vi
da
vida
vi
solvi
da
a dí
vida que
di vi di
na que
da da quebradi
ça psique
21 de março de 2010
PretoBrás

Literatura hoje

Flora Sussekind é uma das mais brilhantes críticas brasileiras. Trabalha em um lugar maravilhoso: a Fundação Casa de Rui Barbosa, em Botafogo, no Rio, aí na foto. Vale a pena ler tudo que ela escreve. Comece por aqui e continue.
20 de março de 2010
Poemas de Gregório de Matos
Presença viva na Bahia do século XVII e na poesia brasileira contemporânea, Gregório produziu poesia satírica, lírico-amorosa, sacra... No endereço abaixo, você encontra uma pequena mostra dessa vasta produção e também alguns textos sobre a "poesia da época chamada Gregório de Matos".
leia aqui
leia aqui
Marcadores:
Gregório de Matos,
LLP1,
Textos sobre Gregório
Sermão da Sexagésima
Vieira é autor de muitos sermões. Este é um sermão em que Vieira de debruça sobre a arte de elaborar sermões, sobre princípios e valores de sua escrita.
http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/sexagesi.html
http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/sexagesi.html
Em 2000, muitos eventos reuniram pesquisadores de diversas áreas para debater questões referentes à história brasileira. A Carta de Caminha foi o centro de diveras mesas. Vejam, no link abaixo, um desses momentos.
http://www2.camara.gov.br/conheca/historia/historia/cdnos500anos/seminarios/semin3/debates02.html
http://www2.camara.gov.br/conheca/historia/historia/cdnos500anos/seminarios/semin3/debates02.html
Carta de Caminha
No endereço abaixo, você encontra a carta integralmente transcrita. Leia e conheça um dos primeiros docuemntos escritos sobre o que se chama hoje Brasil
http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/carta.html
http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/carta.html
19 de março de 2010
Índios do/no Brasil ontem e hoje
Este link levará você para um texto interessante sobre a situação dos índios no Brasil colônia e também hoje.
leia aqui
leia aqui
Assinar:
Postagens (Atom)